Jiraspiom

Blog Pessoal

Lição 04

Lição 4 – Constantes

Tentativa: 2

Tipos de Dados Fundamentais de C++

Ao programar, o valor das variáveis são armazenados na memória do computador, mas este tem que saber que tipo de dados queremos salvar, já que armazenar um número simples não irá ocupar a mesma área de memória que armazenar uma letra ou um número maior, por exemplo.

Sabemos que a memória é organizada em bytes. Um byte é a quantia mínima que podemos gerenciar em C++. Um byte pode armazenar uma quantidade relativamente pequena de dados: um caracter simples ou um inteiro pequeno (geralmente um inteiro entre 0 e 255). Além disso, o computador pode manipular tipos de dados mais complexos que aparecem do agrupamento de vários bytes, como números grandes ou números não-inteiros.

São tipos fundamentais em C++ (incluídos o intervalo de valores que cada um pode representar):

Nome Descrição Tamanho Intervalo de valores
char usualmente caracteres 1 byte c/ sinal: -128 a 127
sem sinal: 0 a 255.
short inteiros curtos 2 byte c/ sinal: -32768 a 32767
sem sinal: 0 a 65535.
int inteiros 4 byte c/ sinal: -2147483648 a 2147483647
sem sinal: 0 a 4294967295.
long inteiros longos 4 byte c/ sinal: -2147483648 a 2147483647
sem sinal: 0 a 4294967295.
bool valores booleanos true ou false 1 byte true ou false.
float números em ponto flutuante. 4 byte 3.4e +/- 38 (7 dígitos).
double precisão double de números em ponto flutuante. 8 byte 1.7e +/- 308 (15 diítos).
long double precisão long de números em ponto flutuante. 8 byte 1.7e +/- 308 (15 dígitos).
wchar_t caracter wide 2 ou 4 byte 1 caracter wide.


Os valores das colunas tamanho e intervalo dependem do sistema para o qual o programa é compilado. Os valores mostrados são aqueles encontrados na maioria dos sistemas 32-bit. Para outros sistemas, entretanto, a especificação genérica é que int tem o tamanho natural sugerido pela arquitetura do sistema (uma “palavra”, 4 bytes ou 8 bytes por exemplo) e os outros tipos inteiros (char, short, int, long) devem, cada um, ser no mínimo do tamanho do que o precede, com char sempre sendo 1 byte de tamanho. O mesmo se aplica aos tipos de ponto flutuantes (float, double, long double), onde cada um deve prover no mínimo a mesma precisão do que o precede.

Constantes

Constantes são expressões com um valor fixo.

Literais

Constantes usadas para expressar valores particulares num programa. Podem ser divididas em Números Inteiros, Números em Ponto-Flutuante, Caracteres, Strings, Valores Booleanos.

Inteiros:

10
7653
-789

São constantes numéricas que identificam valores decimais. Em C++, além dos decimais, podemos usar literais de números octais (base 8 ) e hexadecimais (base 16), da seguinte maneira:

-Se quisermos expressar um número octal, nós o precedemos com um 0 (zero).

-Se quisermos expressar um número hexadecimal, nós o precedemos com um 0x (zero-xis).

Exemplo:

75 //decimal 75

0113 //decimal 75 em octal

0x4b //decimal 75 em hexadecimal

Por padrão, literais inteiros têm um tipo pré-definido: int.

Ponto-Flutuante

Expressam números com decimais e/ou expoentes.
Exemplo:

3.14159 // 3.14159 6.02e23 // 6.02 x 10^23 1.6e-19 // 1.6 x 10^-19 3.0 // 3.0

O tipo padrão para ponto-flutuante é double.

%d blogueiros gostam disto: